terça-feira, 19 de maio de 2015

Visita aos produtores da comunidade do Córrego do Cavalo


O NACEM esteve na Agro Centro-Oeste Familiar | Goiânia - GO


A observação de que a Agricultura familiar tem voz, em um evento de qualidade, foi fundamental para a visualização que não se trata de um gueto, e sim uma perspectiva forte de crescimento, em que a vertente sustentável está sendo discutida visando a melhoria de vida de agricultores familiares, assentados, acampados, e da sociedade como um todo.
Parabéns aos organizadores pela ação!

Texto | Adriane de Andrade Silva

UFU realiza I Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado

De 26 a 28 de junho no Campus Umuarama


Estão abertas até o dia 12 de junho as inscrições para o I Simpósio Regional sobre Conservação da Biodiversidade do Cerrado, realizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O encontro está marcado para o período de 26 a 28 de junho no Campus Umuarama. As inscrições devem ser feitas pelo site www.petbio.ib.ufu.br. Podem participar estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área.

Um dos convidados é o pesquisador José Felipe Ribeiro, do Núcleo de Recursos Naturais da Embrapa. A proposta do simpósio é promover reflexões acerca da condição atual do Cerrado, incitar a troca de conhecimentos e suscitar a discussão e a proposição de ações conservacionistas. O encontro busca ainda proporcionar a integração entre profissionais e setores acadêmicos por meio da geração e socialização da produção científica relacionada à temática da conservação da biodiversidade, particularmente em escala regional.

Segundo os organizadores, o Cerrado é um dos maiores e mais diversos biomas brasileiros. A região tem nascentes das três maiores bacias hidrográficas, Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata, resultando em um alto potencial hídrico e promovendo a biodiversidade. De acordo com o PET Biologia, apesar de sua importância ecológica e socioeconômica e do alto índice de destruição sofrido, não há no Cerrado medidas de proteção proporcionais à sua dimensão e relevância. O atual cenário de degradação demanda ações efetivas de conservação, para que os remanescentes ainda existentes possam cumprir suas funções ecológicas, e medidas eficazes de recuperação do bioma, considerando que a destruição do Cerrado e de sua biodiversidade atinge enorme escala.

Fonte | UFU.br | Renata Neiva