domingo, 5 de fevereiro de 2017

CARAVANA MATO GROSSO DO SUL

A Primeira Caravana Agroecológica e cultural do Centro-oeste aconteceu com o Tema Sociobiodiversidade e Agroecologia.

Julho 2016- O NACEM tem uma participação e união muito grande com os núcleos do Centro-oeste.

Muito rotineiramente realizamos ações e nossos acadêmicos fazem intercambio com o NEPA - IF Urutaí- GO e  com o NEAF - UFG- Jataí. Essa integração deve-se ao fato de geograficamente o Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba é mais proximo de algumas regiões de GO do que de algumas regiões de MG. 
Conhecer as experiencias do Centro-Oeste é uma necessidade. Pois queremos conhecer a agroecologia mundial... começando pelas ações do Brasil.

Fomos de Carro.... Rota  GO - Cortamos de nossa rota, somente o campi de urutaí. Onde a fazenda Vivá e espaço NEPA é uma fantástica ação, mas afinal de contas lá já conhecíamos... e nosso grupo iria participar da rota dirigindo e para seguir o comboio precisavamos ter força para dirigir, e reduziriamos e muitos quilometros essa rota. 

Também não fomos na visita ao Acampamento Pedro Josimo II - MST-Rio verde também não fomos...mas os companheiros vieram na caravana e pudemos conversar muito com suas historias e lutas.

Seguimos direto para o Mato grosso do sul destino 3 lagoas.-  Acampamento MST  20 março. onde pernoitamos.

Na manha conhecemos suas ações Horticultura, cestas para UFMS...entre outras ações de assistencia técnica de empresas multinacionais de papel... 

As caravanas tem muitas reuniões em volta de comidas gostosas.





O Papel de projetos de apoio sejam eles vindos de políticas publicas como privadas, dão um apoio ao sucesso das atividades.


Reserva de esterco para produção de mudas.

 Estufa para produção de mudas nativas.







 Áreas de semeadura!








 Precisamos de muita organização para os veículos e rotas envolvidas.

 Parte do NACEM (Luis, Camila e coordenador Edmar) com o Coordenador Hildeu do NEAF de Jataí - ele já ministrou cursos para o NACEM e é parceiro em outras ações.


 Nosso grupo de 4 NACEM - se juntou a rota GO.

 Um sítio de um assentamento do MST,  olha que delícia de Horta!























Consórcios..... em hortas....uma prática a ser valorizada!









 A importância de ter o substrato orgânico para manutenção do sistema.



 Arvores..... e capineiras...





 Começando sistemas...


 Uma mulher guerreira..... na condução da horta com sua família e linda história de vida! Seu marido faleceu no lote, pouco tempo após o início da posse.... e ela com perseverança segue o sonho do trabalho na terra.





 Os agentes de ATER estavam lá prontos para auxiliar os produtores. e nos contaram as etapas percorridas... eles ainda não tem acesso aos financiamentos do PRONAF.. entre outras politicas públicas.










 E as rodas de conversa foram produtivas.....aqui nos despedíamos do assentamento 20 de março.

















Fomos a Glória dos Dourados..... Lá foi muito Bacana. Já chegamos a tempo de participar da Audiencia Pública sobre pulverização aérea. haviam demandas dessa região principalmente pela morte de bichos da seda que ocorreram após pulverizações aéreas sobre pequenos agricultores. A reunião foi muito positiva, pois os pequenos agricultores e o Acácio da Associação de produtores orgânicos do MS, sabiam o que estavam demandando e os responsáveis pelas pulverizações.... não foram convincentes em suas falas. Achei que tivemos uma vitória no discurso. Temos que procurar saber como está o processo.





























Ainda em Glória dos Dourados.. fomos na Cresol - Cooperativa de crédito que auxilia os agricultores familiares.






 Ganhamos um Chapéu!!!!!


E Começamos nossa Visita e entendimento da APOMS - Associação de produtores orgânicos do Mato Grosso do Sul. SEDE glória dos Dourados. 

Porque eles começaram por lá? porque eles queriam ser referencia no Estado..... lá graças a projetos apoiados pela Petrobras e outras ações estão construindo um Centro de formação da Agricultura familiar. Nessa região pudemos  ver muitas acampamentos e assentamentos, mostrando que a luta pela terra no estado é grande. Maior que em nossa região.

A unidade de produção de caldas e biofertilizantes foi uma ideia fantástica da APOMS.












Fomos no sitio 4R em Ivinhema....








E ai teve a CULMINÂNCIA DAS ROTAS.. EM JUTI...















 E na Volta pra casa passamos em Campo Grande!!!




 Esse é nosso lema!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário