Cursos

CURSO DE MELHORAMENTO GENÉTICO DO MILHO

O saber da importância da preservação de sementes de milhos CRIOULOS na base da resistência de cultivos tradicionais de milho até a obtenção de milhos com maior qualidade nutricional. 
O prof. e pesquisador ADELMO REZENDE da EMBRAPA milho e sorgo, lotado atualmente na EMBRAPA arroz e feijão de Goiania, explicou as importâncias de identificar variedades de milhos adaptadas as condições dos agricultores. Como manter espécies crioulas, e testes de variedade regionais, para permitir a sustentabilidade do cultivo de milho.
Os alunos muito interessados em seu minicurso, puderam observar que o melhoramento genético é muito mais que produção de milhos transgênicos e que pode ser utilizada para manutenção de bancos de germoplasmas importantes. 







CURSO DE SEMENTES CRIOULAS

1ª Roda de Conversa sobre Sementes Crioulas

RESUMO: A 1ª Roda de Conversa sobre Sementes Crioulas tem por objetivo mostrar a toda comunidade acadêmica e aos agricultores da mesorregião de Monte Carmelo-MG o benefício e os critérios para a utilização de Sementes Crioulas. A 1ª Roda de Conversa sobre Sementes Crioulas será o início de uma série de trabalhos que serão realizados na Universidade Federal de Uberlândia – campus Monte Carmelo, juntamente com os agricultores da mesorregião. Para que outros trabalhos se realizarem é de extrema importância instruir os alunos e agricultores e seus familiares sobre o assunto a ser tratado. Para que o conhecimento sobre essa área se concretize é de extrema importância trazer profissionais atuantes na área para passar suas experiências através de palestras, contamos com palestrantes de instituições como IF Goiano, IFG e EMBRAPA que trabalharam com temos sobre as Sementes Crioulas, Agroecologia, Transgenia, Gênero na Agricultura e Legislação de Sementes.

PALAVRAS CHAVE: Agroecologia, Sementes Crioulas, Agricultura Familiar

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 25/06 das 08:00 as 13:00

CARGA HORÁRIA TOTAL: 5 Horas

JUSTIFICATIVA: Promover a extensão universitária. Possibilitar que os estudantes da UFU tenham experiência com atividades de extensão, como por exemplo, visitas técnicas em propriedades e organização de evento, e também possibilitar que os mesmos tenham contatos com produtores e também com pesquisadores atuantes. Possibilitar o vínculo com os agricultores da região e a universidade.

OBJETIVO GERAL: Capacitar os estudantes de Agronomia da UFU a realizarem atividades extensionistas e capacitar os agricultores da mesorregião de Monte Carmelo – MG com temas relacionados a Agroecologia.

OBJETIVO ESPECÍFICO: A 1ª Roda de Conversa sobre Sementes Crioulas tem por objetivo mostrar a toda comunidade acadêmica e aos agricultores da mesorregião de Monte Carmelo-MG o benefício e os critérios para a utilização de Sementes Crioulas. O evento também possui objetivo de aumentar o vínculo dos agricultores da mesorregião de Monte Carmelo-MG com a comunidade acadêmica.
METODOLOGIA: Visita Técnica as propriedades da região para a identificação do público alvo e divulgação do Evento; Ciclo de Palestras com temas relacionados a Agroecologia com foco nas Sementes Crioulas; Debate sobre questões relacionadas a Agroecologia.

METAS/AÇÕES: Capacitar estudantes do curso de Agronomia e Agricultores da mesorregião de Monte Carmelo-MG.

CRONOGRAMA:
08:00 – 09:00 Credenciamento e Abertura
09:00 – 10:00 – O Intercâmbio de Sementes e do Conhecimento na Agroecologia – Rubens Alceu Kraemer (IF GOIANO, REGA, NEPA)
10:00 – 11:00 – O Resgate de Sementes e do Conhecimento – Luccas Geovani Alves (IG GOIANO, UFSB, NEPA)
11:00 – 12:00 – Luta da Preservação das Sementes Crioulas frente ao Monopólio das Sementes Transgênicas – ANA CLAUDIA DE LIMA (IFG, UNESP, EMBRAPA)
12:00 – 13:00 – DEBATE: A Agroecologia e as Sementes Crioulas
14:00 às 17:00 - feira de sementes e plantio em canteiros agroecológicos.















































Nenhum comentário:

Postar um comentário