ORGANIZAÇÂO SOCIAL - OSNACEM



Organização social do núcleo de agroecologia do Cerrado Mineiro

          Antes da criação do NACEM- Núcleo de agroecologia do Cerrado Mineiro, os professores Coordenadores do NACEM da  Universidade Federal de Uberlândia - Campus Monte Carmelo, já prestavam assistência técnica a produtores rurais da agricultura familiar. Entre eles os produtor Leandro Borges, que já apresentava a demanda de produzir de forma orgânica. Com o início do projeto em maio de 2015 com os primeiros encontros para a transição agroecológica da sua propriedade. 



  Nos Canteiros, já se observa a permanência de mato nas entrelinhas, e o início de alguns cultivos em consórcio em 05/03/2016. E a abertura de uma nova área de cultivo sem contato com outras propriedades, protegida pela mata nativa, e ausência de insumos químicos (tanto fertilizantes, quanto agroquímicos).


 O uso de resíduos orgânicos no canteiros e a compostagem dos resíduos dos canteiros, foram práticas bem aceitas. Desde o início da transição agroecológica. Visita de 19/08/2016.




No início do processo, houve o abandono de insumos não permitidos, mas nem todas as práticas eram aceitas pelos produtores, aos poucos já consciente de que as alternativas de controle e inserção de matéria orgânica com mais força seria fundamental para o processo.



Conviver com alguns problemas como a mela do alface, ou  corte de couve por insetos, fazia parte do equilíbrio da produção orgânica, algumas vezes se perdia esses alfaces, mas era necessário persistir na transição.

 A ideia de que além de produzir de forma sustentável era necessário, o grupo já estava consciente que era necessário auditar a sua produção então já tinhamos algumas reuniões e neste dia fizemos a primeira reunião marcada da OCS - OSNACEM de visitas nas três propriedades em transição agroecológica.

Vista no Leandro na água emendada








 

 A diversificação já é uma realidade... isso é pé de que? Alcachofra.
 No pé dos canteiros eles observam as alterações do sistema e conversam sobre alterações necessárias
Saímos da propriedade do  Leandro Borges, e fomos pra propriedade do Sr. Jesus na comunidade do Corriguinho....
 E ele foi apresentando ao grupo a sua propriedade.....



 O cultivo orgânico já era praticado a muito tempo..... mesmo sem saber que era orgânico.


 Ele mantem o resíduo da produção da cachaça artesanal, e o esterco para ser aplicado nos canteiros.

Mas mesmo assim, abriu uma área nova para cultivo sem nunca ter usado fertilizante mineral, nem no berço.
E Fomos para a terceira propriedade na comunidade dos Matheus, em que a Elma, o  Sr. Euripedes e o Kaio, trabalham a terra.
Observa-se que a transição já estava concretizada.... com diversidade e mistura de hortaliças... em uma mesma área.





 Ainda era necessário maior aporte de material orgânico.

 E ai está o grupo novamente observando.... OSNACEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário