Nossa História

O NACEM - Núcleo de Agroecologia do Cerrado Mineiro foi criado oficialmente em 2015. O PENSAR agroecológico era uma vontade de pesquisadores da UFU- Campus Monte Carmelo. Trabalhando em diversar práticas agroecológicas e motivados pela técnica de empreender esse saber entre estudantes e produtores rurais, fomos crescendo. Fomos ENCANTANDO e sendo ENCANTADOS com as possibilidades de cultivar o novo....ou velho pensar agroecológico. Com GRATIDÃO estamos vivenciando muitas experiencias e porque não resgatar essa s práticas? Desejamos agradecer a cada dia que agroecologia está em nossas vidas..... afinal Galera Bora? Bora fazer agroecologia? O NACEM começou como um projeto para criação de um núcleo participativo de fomento ao desenvolvimento de sistemas de produção agroecológicos e sustentáveis apropriadas à agricultura familiar no Campus de Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia. Nosas META é a experimentação, validação e disponibilização participativa de tecnologias apropriadas à agricultura familiar do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. 
Nesta perspectiva, o NACEM tem como objetivos a continuidade de pesquisas e experimentação em agroecologia com o intento de gerar tecnologias adaptadas a realidade dos agricultores familiares, ações de ensino e de extensão para oferecer aos agricultores/estudante, as condições técnicas de suporte ao processo de transição agroecológica. Criar unidades demonstrativas, promovendo a vivência e experimentação de processos da agrobiodiversidade focados em resgate, caracterização, avaliação, seleção, produção e conservação de sementes crioulas e biofortificadas. Integrar as práticas de aproveitamento de resíduos, planejamento de uso do solo e redesenho do agroecossistema. Implementar um banco de sementes, visando contribuir com a autonomia e segurança alimentar dos agricultores e motivar os agricultores de comunidades e assentamentos rurais a desenvolver sistemas agroecológicos e sustentáveis. 
Desenvolver sistemas agroflorestais em estabelecimentos que praticam a pecuária leiteira, bem como em áreas de preservação permanente. A fase inicial do projeto previa a realização de cursos e formação de agentes de ATER, alunos e educadores dentro dos princípios e fundamentos da agroecologia. Através das vivencias pretende-se desenvolver atividades norteadoras para que o impacto das políticas públicas visando sistemas sustentáveis possam ser disponibilizados aos agricultores. Esse conjunto de ações a serem desenvolvidas pelo Núcleo participativo da UFU traz ações com a finalidade de fortalecer a diversificação das atividades agrárias aliada às tecnologias alternativas e disponíveis, valorizando o conhecimento agroecológico perante todos os sistemas agrícolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário